Amor ou paixão?

Se o amor pode durar a vida inteira? Pode. Não é possível percebê-lo, não é fácil falar sobre ele porque, simplesmente, tudo o que se diga para descrevê-lo pode soar a “lamechas”. Penso muitas vezes que não conseguiria viver sem ti, embora tenha consciência de que na vida quase tudo se consegue. Casámos oficialmente um com o outro há 15 anos, mas na verdade casámos muito antes, há cerca de 25 anos.



Concordo com Miguel Esteves Cardoso quando diz num dos seus artigos: “percebo hoje a razão por que Auden disse que qualquer casamento duradoiro é mais apaixonante do que a mais acesa das paixões. Guardar é um trabalho custoso. As coisas têm uma tendência horrível para morrer. Salvá-las desse destino é a coisa mais bonita que se pode fazer”.

Atualmente, as relações são muito fugazes. Amar é fácil, resistir ao amor é difícil, e falar sobre ele deixa-nos sem graça. Porquê? Não é o amor o mais nobre dos sentimentos? Não desinquietou o grande Camões e inspirou Fernando Pessoa que fez do amor uma temática constante da sua obra literária? Amar exige compromisso e paciência. Exige entrega e sabedoria. Qualquer um se apaixona, mas nem todos conseguem amar. A paixão é fugaz, o amor é persistente.

Mas afinal o que é o amor? Somos nós, os nossos filhos e a soma das nossas vidas. As noites e os dias, as presenças e as ausências, que nos fortificam a alma e alimentam o ser. São as redundâncias, as banalidades, o altruísmo e as rotinas. E, assim, somos felizes porque todos os dias encontramos no amor mais motivos para amar. O amor torna-nos fortes, é ele que nos impele quando as dificuldades subsistem, faz-nos homens e mulheres mais predispostos a dar e a receber e, consequentemente, a partilhar e a sermos melhores. Neste sentido, muitos são os que, através dos tempos, procuram retratar o amor; são escritores, artistas, músicos e pintores que o descrevem, mesmo sem saber concretamente como fazê-lo. Descrevem o que sentem enquanto amam, são amados, e sentem o prazer do amor.

Porém, são muitas as vezes em que, na rotina do dia-a-dia, nos esquecemos do nosso amor. O tempo, ou a falta dele, é o pior inimigo dos que se amam.

O amor exige sustento, cuidado e paixão, mas os nossos dias loucos e frenéticos não se compadecem com ele e, por isso, o amor tem que ser nutrido com pequenos gestos. Sim porque o amor é grande, mas alimenta-se das mais ínfimas coisas. Chega a alienar-nos, a invadir-nos os pensamentos, quando tu falas eu já consigo prever o que vais dizer, o amor é uma espécie de ser omnipresente, que tudo sabe e tudo vê.

O meu amor por ti é um estado de alma e, embora a alma se possa encontrar em vários estados, o nosso amor está sempre atento a estas fusões. Não gosto de relações fáceis, demasiado perfeitas e previsíveis, porque o que não exige sacrifícios não vale a pena, é vulgar. Estou um pouco farta de coisas fáceis. Na verdade não sei do que falo porque eu própria não sou fácil. Como toda a gente. Mudo sempre que posso e consigo e, apesar dos meus defeitos, não suporto a falta de amor.

O amor é o ar que respiro. Penso, que exagero! Mas, depressa concluo que não conseguiria viver sem amor, não saberia viver sem ti, não saberia viver sem “nós”.

Este é o nosso amor, o «Amor em estado puro»! Parabéns a nós!

1 comentário:

  1. Amei e aplaudo cada parágrafo!!! Excelente texto minha querida amiga <3 que retrata a mais pura realidade de uma relação a dois! Felicidades

    ResponderEliminar