Um Pai nunca morre

Fazes-me falta. Já tenho saudades tuas. Cansa-me esta falta de ti e passaram apenas alguns dias desde que te segurei a mão pela última vez. “Estou aqui” disse-te ao ouvido, repetidamente, "estou aqui". Sei que te consegui acalmar e estou ciente de que percebeste o sentido desta frase, inacabada e interrompida pelos soluços e pela vontade de chorar. Cansa-me esta falta de ti, lembra-me a tua presença forte, sem muitas palavras, mas firme como se nada te derrubasse. A custo, mantinhas-te firme! Conversas simples, que se foram desvanecendo aos poucos, como uma luz ténue que lentamente vai perdendo o seu fulgor. Cansa-me saber-te longe do alcance de qualquer abraço e de um passeio de fim de tarde. A falta de ti entedia-me e faz-me pensar nas quantas coisas que ficaram por dizer.


Fazes-me falta. Faz-me falta a tua presença, o estar e falar contigo, ouvir a tua voz.

Nunca gostei de partidas. Até as mais simples, para mim são sempre difíceis. Ainda mais quando se trata de alguém que faz parte de nós e que está apenas esperando um último abraço para seguir por um caminho sem fim.

Não acredito que haja um tempo certo para tudo, até mesmo para partidas.

Gostava de acreditar que tudo permanece até quando deve permanecer. Fica o tempo que tem que ficar. Assim, simples e natural. Mas, tudo se altera quando esta viagem sem regresso é a tua viagem!

Deste-me a vida para ensinar, para aprender, para crescer, para amar, e um presente assim não se devolve. Foste o primeiro super-herói da minha vida e grandes heróis deixam sempre grandes saudades.

Por mais que seja difícil dizer adeus, às vezes é necessário. Aparentemente, entendo o ciclo, mas sinto o contrário. Existe um momento em que é preciso fazer escolhas. Apesar de a tua partida ter sido uma escolha demasiado dura, ficaste em paz. E nós também temos de conseguir alcançar essa serenidade porque sabemos que já nada melhor podia ser feito.

O amor de um pai nunca morre, transmite-se. E o de um pai por um filho é eterno. Acredito que, às vezes, ver alguém partir não é uma separação, mas apenas um aviso de Deus de que coisas melhores poderão estar para vir. Há pessoas que simplesmente nunca saem da nossa vida.

Sou-te muito grata. Pude conviver com um homem honesto, íntegro, que me ensinou a ser tudo o que sou e que se despediu de mim falando a sua linguagem de amor; pedindo para que fosse sempre eu mesma, sem querer ser melhor do que ninguém. Nunca precisaste de palavras para o transmitir, bastaram sempre os teus gestos.

Humilde, educado, trabalhador, homem do campo, de poucas ou longas falas quando necessário, duro, como a  vida, afetivo, de bom coração. Partiu sem rancores, mesmo para com aqueles que lhos pudessem merecer. Assim foi o meu pai.

Hoje tenho recordações suas que já nem me lembrava que existiam na minha memória. Mas quando nada podemos fazer para mudar o decurso da vida, resta-nos honrar os valores que nos foram deixados por aqueles que amaremos eternamente.

Se cheguei até aqui foi porque sempre soube escutar o que muitas vezes tinhas para dizer, mesmo quando discordava (e foram tantas as vezes)! Tenho saudades, pai, saudades tuas!

Tudo termina. Deus silenciou-te com dignidade! Deixaste no teu último silêncio, mais do que palavras, uma lição de vida!

Hei de continuar a amar-te na tranquila e serena saudade, sabedora de que nos encontraremos outra vez. Um pai nunca morre.

Obrigada Pai! Que assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário