Quando um pai é infinito!

Um pai não precisa de estar entre nós para estar presente. Mesmo ausente, o pai faz-se representar onde quer que nós estejamos. Por outro lado, há pais que mesmo estando presentes, estarão absolutamente distantes. Datas para celebrar o dia do pai ou da mãe são momentos de alegria, mas também dias que fazem acentuar o sabor amargo da ausência. 



Há pais, como o meu, que mesmo quando partem para uma viagem sem regresso, nunca nos deixam sozinhos. As lembranças da sua existência não são enfraquecidas nem pelo espaço físico, nem pelo tempo, nem pela fragilidade da vida, porque se perpetuam na tranquila e serena saudade.

Este ano, tal como no ano passado, não irei telefonar-te, mas celebraremos igualmente o «Dia do Pai». Porém, será diferente. Pais ausentes, mas que sempre foram muito presentes, estarão sempre onde os seus filhos estiverem.

Existem duas histórias sobre a origem do “Dia do Pai”. Uma refere que sua fundação teve origem nos Estados Unidos da América, em 1909. Baseia-se na história de Sonora Luise, filha de um militar, que resolveu criar o “Dia dos Pais” motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A festa foi ficando conhecida em todo o país e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o dia.

Outra remonta a 2000 A.C, na Babilónia. Um jovem rapaz, de nome Elmesu, escreveu numa placa de argila uma mensagem desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

A tradição determina que seja entregue uma prenda ao pai para o homenagear. Para nós, este ano não haverá prendas. Mas existem os teus netos que oferecem prendas simbólicas ao pai que, tal como tu, é digno desta celebração porque está sempre presente na integridade, sabedoria, dificuldade e nos conselhos. A família costuma reunir-se, com um jantar diferente. Tu também estarás presente, através de todos nós. No “Dia do Pai”, o melhor presente é aquele que tem um maior significado. Uma palavra, uma música, um abraço, ainda que imaginário, são a melhor demonstração de amor.

A celebração da data varia de país para país. Em Portugal é comemorado no dia 19 de março, dia de São José, santo popular da igreja católica. Além de Portugal, também celebram o “Dia do Pai” nesta data países como Espanha, Itália, Suíça, Andorra, Bolívia, Honduras, Liechstenstein, entre outros. Tenho esperança que, onde quer que estejas, também te associes às comemorações. Na verdade, tenho a certeza de que nunca estarás longe demais, mas
 sim perto o suficiente.

Compreendi que às vezes não é necessário estar presente, mas é imperativo gerar vínculos afetivos sólidos. Percebi que a saudade é como o amor, nunca para de crescer, porque aqueles que amamos são aquilo que nós somos, mesmo estando longe.

Amem, cuidem e deixem-se amar.

Feliz Dia do Pai!

Sem comentários:

Enviar um comentário